segunda-feira, 30 de junho de 2008

Deco no Chelsea


Deco assinou hoje pelo Chelsea, seguindo assim as pisadas do ex-seleccionador Nacional Scolari.
Deco deixa o Barcelona por apenas 10 milhões de Euros, um negócio rápido e bem conseguido pelo Chelsea, que apresenta assim uma oportunidade de ouro a Deco para relançar a carreira num clube de topo tal como este pretendia depois do excelente Euro que realizou.
O Chelsea consegue aquilo que o Barcelona queria à uns anos atrás juntar Deco e Lampard na mesma equipa...vamos esperar pelos resultados desta dupla.

Aguardo com curiosidade para ver o destino de Ronaldinho e de Eto'o, Milan ou Chelsea?

Zenit diz que troca Arshavin por Messi mais 10 milhões de Euros...o rapaz é bom mas não é assim tão bom...

domingo, 29 de junho de 2008

Euro 2008 - Análise


Portugal: Realizou dois bons jogos na fase de grupos sendo a primeira equipa a qualificar-se para os quartos de final. Contra a Alemanha fomos surpreendidos por um contra-ataque rápido e por dois livres que deveriam ter sido estudados e deveriam de ter sido melhor defendidos. Acabou o sonho nos quartos de final mas é preciso ter em atenção que a selecção está a ser estruturada de novo com a entrada de novos talentos, de jogadores mais jovens que precisam de ganhar experiência e confiança vamos esperar para ver o que o futuro nos reserva, mas com jogadores como Ronaldo, Nani, Quaresma, Veloso, Moutinho, Meireles, Pepe, Bosingwa entre outros só podemos esperara coisas boas...aguardamos também pela escolha do Seleccionador, mexa-se Sr. Madaíl.

Altos: Sem dúvida a prestação da Rússia, só é surpresa para quem nao viu o Zenit a jogar este ano, uma equipa semelhante à selecção no que toca aos jogadores e também pelo facto de possuir um treinador Holandês o que mistura dois tipos de futebol que estão a dar bons resultados.
Guus Hidink é sem dúvida um grande treinador, já o tinha provado com a Coreia onde conseguiu o quarto lugar do Mundial de 2002 e com a Austrália em 2006 onde passou aos oitavos de final e foi injustamente eliminado pela Itália com um penalty fantasma, nesse mesmo foi campeão pelo PSV.
Arshavin foi sem dúvida o motor da máquina Russa e quando ele falhou, todos os processos ficaram presos e toda a equipa falhou. É verdade que não foi só ele que foi influente na Rússia mas as espetaculares exibições contra a Suécia e Holanda onde marcou dois golos e foi por duas vezes o Man of the Match para a Uefa provam bem a sua importância na selecção, mais uma aposta de Hidink que mesmo sabendo que este nao iria jogar os dois primeiros jogos decidiu convocar o jogador. Arshavin é um misto de velocidade técnica e pura fantasia...A liga espanhola espera por ele.
David Villa consagra-se a nível internacional como melhor marcador do Europeu, falta o salto para um gigante da Europa.

Baixos:A fraca prestação, da fraca campeã Europeia Grécia. Selecções como a França e a Suécia desiludiram e a própria Itália que, apesar de se ter qualificado para os quartos nunca deslumbrou com a qualidade do seu futebol sendo a eliminação merecida.
O facto de nenhuma das Selecções "caseiras" ter passado da fase de grupos.

Em análise geral penso que tivemos um Euro com boa qualidade, com bons jogos onde surgiram novos talentos, confirmaram-se outros tantos e onde se confirmou a supremacia da melhor equipa de todo o Euro a Espanha.

Euro 2008 - Remate Final


A Espanha sagrou-se Campeã Europeia de Futebol hoje em Viena. É um triunfo justo de uma equipa jovem, com muito futuro, que alia a experiência de homens como Xavi, Casillas, Puyol, Senna e Capdevila com a juventude de Villa, Silva, Torres Iniesta e Cesc Fabregas.
Tudo sobre a batuta de um teimoso treinador, que levou sempre as suas ideias para a frente, deixou Raúl de fora e sempre que questionado disse que as decisões eram dele se não gostam mandem-me embora. Na altura muitos exigiram a demissão...hoje festejam nas ruas de Madrid e aclamam-no como Herói Nacional.
A Espanha fez o pleno na fase de grupos, eliminou a Itália actual campeã Mundial nos quartos de final e a Rússia a grande revelação deste Europeu nas meias finais e nos dois jogos soube aplicar a estratégia certa, uma estratégia estudada e bem trabalhada pelos jogadores e pelo seleccionador.
Com a Itália defendeu bem, trocou bem a bola no meio campo e saiu rápido para o ataque, ou seja, deu a provar aos Italianos um pouco do seu próprio veneno...é verdade que só ganharam nos penaltis mas dominaram a partida por completo com as melhores oportunidades...valeu em algumas alturas Buffon.
Contra a Rússia realizaram na minha opinião a melhor exibição deste Euro, seguraram bem Arshavin o criativo dos Russos e numa boa estratégia defensiva seguraram Zirkhov o segundo elemento mais criativo da Rússia, sem o apoio destes dois Pavlyuchenko foi uma presa fácil no meio de Puyol e Marchena. Depois foi trocar a bola no meio campo, com a fluidez que caracterizou a Espanha neste Europeu, e os ataques rápidos funcionaram e concederam uma vitória clara por 3-0.
Hoje, em Viena, realizaram uma exibição segura e que justifica a conquista do titulo, já todo ele justificado pelo excelente Europeu realizado pela Roja, conseguiram segurar mais uma vez as armas Alemãs que contaram apenas com um Ballack a 70% o que influenciou muito as manobras da equipa. Os primeiros 15 minutos de jogo foram de domínio Alemão, determinados e apostando em trocas rápidas de bola surpreenderam a Espanha que se revelou nervosa, mas aos poucos os Espanhóis começaram a tomar conta do jogo e conseguiram impor o seu ritmo, até que aos 33 minutos num belo passe de ruptura de Xavi para Torres, este contornou Lahm e fez a bola sobrevoar Lehman para o golo que deu um Europeu à Espanha.
A segunda parte trouxe uma Alemanha em busca do golo que lançou todas as suas armas para o ataque, Kuraniy foi um peso pesado lá na frente e Gomez tentou impor velocidade, mas a saida do apagado Fabregas e a entrada do influente Xabi Alonso para ajudar Senna nas manobras do meio campo defensivo ajudaram a ocupar os espaços e conseguiram soltar Santi Carzola e Guiza para jogarem no perigoso 3 para 3 contra os Alemães que viram Senna muito perto do 2º golo já perto do fim do jogo.A Espanha dominou o jogo e no final Iker Casillas levantou o merecido Troféu Henri Delaunay.

Euro 2008 - Final


Hoje joga-se a final do Euro 2008 realizado na Austria e na Suiça. Um Euro que nos encheu de esperanças, mas no qual fomos eliminados pela selecção Alemã, que a está a realizar um Europeu de baixo nível mas que chega hoje à final devido à sua extraordinária eficácia...veja-se o jogo das meias finais (3 remates enquadrados com a baliza...3 golos). A outra selecção é a Espanha, considerada favorita por mim desde o inicio do Euro, possui uma defesa que apesar de baixa é bastante consistente, um meio campo recheado de valores confirmados (Senna provavelmente um dos melhores deste Europeu, Iniesta e Xavi e ainda Cesc Fabregas relegado para o banco de suplentes mas que hoje, face à ausência de Villa deverá ser titular) e ainda um ataque rápido e eficaz com Torres e David Silva, e em toda a prova com o grande David Villa um dos pontas de lança em melhor neste Euro. Além disto tudo entre os postes está Iker Casillas, ou San Iker como lhe chamam os Espanhóis desde o jogo com a Itália, o guarda redes em melhor forma neste momento.
Por todos estes motivos para mim hoje a Espanha sairá vencedora do Euro 2008, não será facil e como lembram os jornais hoje e Luís Aragonés "Ainda não ganhámos nada"

Há sensivelmente 4 anos éramos nós Portugueses que tinhamos o bichinho dos nervos porque íamos jogar a nossa primeira final a nível de Selecções, mas os Deuses Gregos não nos deixaram fazer a festa....e como relembrou Aragonés "mas dos vice-campeões ninguém se lembra"...E nós sabemos bem que é verdade.